segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

2010, Notas do Ano que Termina

Os mercados

Neste ano de 2010, que está a terminar, ganhámos uma nova palavra e um novo conceito que veio enriquecer o nosso vocabulário, o qual, diga-se, tem sido bastante ampliado com a crise: estou a falar dos "mercados”. Esta designação corresponde a uma entidade indefinida, sem rosto, sem endereço de correio, nem número de contribuinte, mas que parece ter uma força extraordinária, como já terá sido constatado pelos nossos governantes e pelos banqueiros, que agora falam dela em cada novo discurso. O seu significado, parece-me, não é entendido pelos portugueses da rua, que vêem os efeitos da crise no seu dia a dia, mas acaba por servir de bode expiatório para a justificar. É que assim já se podem atribuir as culpas a alguém, sem ter de alterar o discurso de base, nem pôr em causa a sua coerência.

O sistema económico que vigora no mundo global tem um lógica, e as suas leis são inexoráveis. Eu, que não sou especialista destas coisas e nem sequer sou economista de escola, defini, para meu uso pessoal, umas leis do Liberalismo Económico. E fiz isto, para tentar perceber o que é isso dos “mercados”.

1. Lei do Crescimento Contínuo: Para sobreviver, tens de crescer.

2. Lei da Remuneração do Capital: Uma parte da tua produção tem de servir para remunerar o capital.

3. Lei da Competitividade Global: Para ganhares, tens de ser melhor que os outros.

4. Lei da Selva: Se falhares, ninguém te ajudará.

Estas leis estão inerentes ao próprio sistema, fazem parte intrínseca dele. Uma sofisticada rede de agentes (agências de rating, fundos de investimento, seguros de crédito, ...) vigia os actores do sistema para ver se estão em conformidade com as suas leis. Esta rede são os “mercados”, que se limitam a apontar os fracos ou os fora da lei. E nada mais... Fica apenas por explicar quem manda nos mercados.

Os “Pigs”

Foi a designação que, durante o ano que agora termina, se colou a certos países (Portugal, Irlanda, Grécia, Espanha) para significar os países  do desenrasca. São os países que têm em comum o facto de terem deficits públicos e dividas externas elevadas, e tal como mostrou o Luís de Sousa, são os que têm uma maior dependência energética do Petróleo. Os “Pigs” criaram mais gordura do que músculo, e, por imposição dos mercados, vão ter de fazer dieta forçada... Por muito tempo, imagino eu.

O Pico do Petróleo

Eu acredito que o ano de 2010 ficará na história económica como o ano do “pico do petróleo”. O conceito vai penetrando nos media de massas e a própria AIE (Agência Internacional de Energia)  já o plasmou, pela primeira vez, no seu relatório anual de 2010, o World Energy Outlook 2010. O “pico do petróleo”, mais do que qualquer outra coisa, é a verdade que maior dor vai trazer ao mundo: aos políticos porque lhes torna mais difícil a venda das ilusões, aos economistas porque lhe mata a crença no crescimento contínuo, às empresas porque lhes retira crédito, ao cidadão comum porque lhes rouba os empregos, e lhes ensombra o futuro.

A Transição

A Transição começa a surgir, aos olhos de muitos, como uma alternativa à Globalização, como o caminho para uma nova ordem de valores e de crenças, ou seja, de um novo paradigma para a Humanidade. Estas mudanças de paradigma, com os seus traumas associados, já ocorreram noutros momentos: na transição do feudalismo para a burguesia urbana, no advento da era industrial, com a revolução Francesa, com os movimentos operários no início do século XX. De uma forma ainda pouco organizada, quase espontânea, em Portugal começaram a surgir os primeiros movimentos ou iniciativas de transição. O colóquio sobre transição em Pombal, realizado em Abril passado, foi um ponto alto destes movimentos. Iniciativas de transição estão a aparecer em Pombal, Paredes, Telheiras, Portalegre e Linda a Velha. E outras parecem estar na calha.


A Morte de Matt Simmons

Matt Simmons, que faleceu no verão de 2010, foi um grande comunicador e um grande conhecedor das questões ligadas ao “pico do petróleo”, e que muito influenciou todo o movimento que o estuda e divulga. Foi no seu livro "Crepúsculo no Deserto" que eu aprendi muito sobre a importância do petróleo, e onde eu comecei a perceber melhor o papel dos países do Golfo (e também as suas fragilidades) no futuro energético da Humanidade.


A (não)Retoma

A retoma falhada fica a marcar o ano de 2010. Infelizmente, acredito eu, também não chegará em 2011, nem em 2012... Esta falha persistente da retoma é como um motor de arranque,  de um automóvel,  que não funciona. Pouco a pouco, vamo-nos convencendo, de que não é um problema na bateria do carro, mas sim de falta de combustível.


A China , o seu crescimento e as suas contradições
A China é o maior paradoxo do nosso tempo: tem de crescer para alimentar o ritmo da sua economia e para não libertar as tensões  das contradições internas; por outro lado, não pode crescer por que os recursos para alimentar esse crescimento começam a escassear. Quando a bolha chinesa rebentar, será como uma nova extinção dos dinossauros da economia mundial.


O desastre ambiental do Golfo do México
Foi um sério aviso para o Mundo, e veio mostrar a fragilidade em que assenta a extracção do crude em águas profundas (deep water).

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

A Civilização do Plástico

Na última reunião das terças feiras, organizada pelo dinâmico movimento de Transição de Telheiras, que teve lugar na ART (Associação de Residentes de Telheiras), falou-se de plástico. Foi a seguir à exibição do filme produzido pela BBC, “Message in the Waves”, infelizmente sem legendas, que mostrava a desgraça que significa a quantidade de plástico no Oceano Pacífico e o perigo que isso representa para as espécies marinhas. Tartarugas, lobos marinhos, albatrozes são vítimas do plástico que ingerem, e que descuidadamente é lançado ao mar. Os objectos de plástico, abandonados na natureza, degradam-se muito lentamente, e esta situação, a não ser resolvida, pode levar a um desastre ambiental de graves consequências. É uma questão que não pode ser ignorada por todos aqueles que querem cuidar do nosso futuro comum. E que é o caso dos envolvidos nos movimentos de Transição.

Eu ainda sou do tempo em que as pessoas não usavam plástico na sua vida diária. Havia, no tempo da minha infância, algumas coisas parecidas, como o celulóide que foi precursor do plástico, havia a baquelite, e, possivelmente já havia a borracha sintética, desenvolvida durante a Guerra. Assisti, no pós guerra, ao aparecimento do nylon, e recordo-me de ter visto, pela primeira vez, aí pelos meus 6/7 anos, umas bugigangas em plástico que eram oferecidas dentro dos pacotes de "café de cevada", e lembro-me muito bem de, por essa altura, nos terem oferecido uma "nossa senhora" de plástico que (por efeito de algum composto de rádio que emitia radiações) ficava luminosa na escuridão, o que despertava um grande espanto em toda a gente.

Mas, de um momento para outro, as coisas mudaram a ponto de hoje já ser difícil imaginar a nossa vida sem os vários tipos de plástico, desde o PVC ao polystireno e ao teflon. De facto, toda a nossa vida gira à volta desta nova matéria prima que revolucionou o último meio século, e se colou, de uma forma pegajosa, à actual maneira de viver . Se olharmos à nossa volta, quase  tudo é feito, total ou parcialmente, em plástico: olho, por exemplo, para esta mesa onde agora me sento, e vejo um teclado e um monitor de vídeo em plástico, o rato do computador, a base do candeeiro de mesa, o telemóvel, as esferográficas e as canetas, o tampo da mesa, um carimbo, os tabuleiros onde arrumo os papéis, e até o dinheiro que trago na carteira (cartão de crédito), tudo é de plástico.

Sendo um material altamente conveniente, estão a ele associadas graves inconvenientes. E o preço que temos de pagar, pela inconveniência desta matéria-prima, é, como mostrava o filme que refiro atrás, muito elevado. Pelo facto de não ser biodegradável, o plástico resiste ao tempo e teima em manter-se inalterado, dizem, por centenas ou milhares de anos. Neste aspecto, contraria os ciclos da natureza, nos quais a decomposição dos materiais orgânicos está na base de uma recriação de novos materiais. Ora, a acumulação de plástico na natureza, e em particular nos oceanos, introduz um factor de desequilíbrio que pode trazer, no futuro, graves consequências.

Existem várias formas de contribuir para resolver os problemas ambientais criados pelo plástico, por exemplo, passando a usar menos, desenvolvendo novas formas mais biodegradáveis, taxando e desincentivando o seu uso. Acima de tudo, reduzir a sua utilização ao estritamente essencial, evitando usá-lo em embalagens meramente decorativas, em adornos, em sacos de plástico, etc. E, claro, reutilizar e reciclar, são outras medidas aconselhadas para ajudar a resolver o problema.

Da mesma forma que quando se constrói uma central nuclear, para conhecer o seu custo global se contabilizam os custos da sua construção, da sua manutenção, mas também o do seu desmantelamento - não sendo este ultimo o menos importante -  também, quando se fabrica um saco de plástico que custa uns meros cêntimos, se deveriam somar ao seu custo todos os prejuízos que ele causará até sua completa destruição e reintegração na natureza. Na verdade um simples saco de plástico tem associado um custo muitíssimo superior aos cêntimos que nos cobram por ele. E, se não formos capazes de calcular o verdadeiro preço (ou se não quisermos calculá-lo!), e de o fazer reflectir no custo "efectivo" do produto, estamos a contribuir para a degradação do nosso futuro, e até da nossa civilização.

Na verdade os produtos descartáveis de plástico (estou a pensar em fraldas descartáveis, sacos de plástico, copos de plástico que sé se usam uma vez, e também as embalagens supérfluas), só são baratas porque o custo do plástico não incorpora no seu preço o custo dos seus malefícios. A modificação deste estado de coisas passa por medidas legais, fiscais e de educação, que têm de ser urgentes, para não agravar mais aquilo que já uma grave emergência ambiental.

O plástico é um derivado do petróleo. Com o advento do Pico do Petróleo vamos ter de passar a usar, forçosamente, menos. Mas os estragos têm de começar a ser reparados com urgência. O capitalismo é, na sua essência, predador da natureza e do ambiente, mas o homem não pode iludir-se com algumas facilidades que ele proporciona.Porque pode dar-se conta dos seus efeitos secundários quando já for demasiado tarde!

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Pico de Petróleo: Não se pode negar a evidência

Conta-se que Galileu Galilei, no final da sua vida, consciente (e talvez arrependido !) de ter renegado a verdade ao ter admitido, perante as ameaças dos Inquisidores, que a Terra estava imóvel no espaço, terá desabafado em surdina, e proferido a célebre frase: “Eppur si muove”. E contudo, move-se.

Naquele tempo e naquela sociedade, a “verdade oficial” era decretada, espalhada e defendida pela Igreja Católica. Por isso, a verdade de Galileu que a contradizia, foi alvo do descrédito e dos ataques da Inquisição, razão pela qual ele se viu obrigado a confessar que a Terra não se movia à volta do Sol, e que era o Sol que girava à volta da Terra. A verdade que Galileu ensinava era a "verdade inconveniente" que contrariava as falácias da Igreja Católica, e que, por isso mesmo, não podia ser tolerada.

Entretanto, os tempos mudaram. Para nosso bem e para nosso mal, o poder temporal e espiritual que a Igreja Católica detinha, transferiu-se para uma entidade, de contornos mal definidos, que os meios de comunicação designam de "os mercados”; os antigos dogmas da fé já não são importantes, e não têm, hoje, a Inquisição a defendê-los. Na nova ordem (a dos mercados, ou do Neoliberalismo), os tês pilares da "Santíssima Trindade" são 1) a livre concorrência, 2) a livre circulação dos capitais, 3) e o crédito ilimitado. O conclave dos cardeais deu lugar à reunião do G20, e Roma já não é o centro do mundo. E o Deus, todo poderoso, dos nossos dias chama-se Globalização.

Também a verdade dos que defendem e demonstram o "pico do petróleo" é a verdade inconveniente, que não interessa ao novo Sistema porque ofende os seus dogmas, nomeadamente o do Crédito Ilimitado (ou, se preferirem, o crescimento contínuo). Por isso, o pico de petróleo é um assunto que anda arredado dos meios de comunicação de grande difusão. E, sendo esta a questão central que moldará o futuro da nossa civilização, muita gente pergunta por que razão tal acontece. A resposta é que são precisamente esses meios que velam pelos novos dogmas; eles são a nova inquisição do nosso sistema económico.

Mas poderiam os meios de comunicação abordar o problema, de outra forma? Eu acho que não pois, caso o fizessem, iriam reduzir as expectativas e o consumo, criando assim uma brusca depressão na economia mundial. E a sobrevivência desses meios, que vivem do consumo e da publicidade, estaria em causa. Daí que todas as tentativas de abordar a questão dos limites do crescimento tenham sido sistematicamente desacreditadas.

Sobre o petróleo, alimento principal da economia capitalista, a verdade oficial é, mais ou menos, esta:

Existe petróleo em abundância na natureza. As reservas, por exlorar, têm aumentado, e a tecnologia tem vindo a incrementar as taxas de recuperação do petróleo dos poços, e vai continuar a ser assim no futuro.
Existem grandes jazidas por explorar nas bacias "offshore" e nas zonas polares. Além disso, existem reservas imensas de petróleo impregnando as areias e xistos betuminosos no Canadá e na Venezuela. No Iraque existem elevadas reservas por explorar, que só esperam pela pacificação do país para serem trazidas à superfície.
Além disso temos largos recursos de petróleo não convencional como, por exemplo, a produção a partir do gás natural, sem esquecer o biodiesel e as promissora tecnologia que vai permitir a produção de etanol a partir da celulose, em curso nos Estados Unidos. Imaginem-se todos os grandes recursos vegetais,  sem valor alimentar, a serem transformados em gasolina!
E, no futuro, a capacidade do homem para encontrar alternativas ao petróleo, vai explorar novos caminhos energéticos. As energias renováveis são praticamente ilimitadas, o Sol é uma fonte inesgotável de energia. E ainda estamos a dar os primeiros passos na utilização do hidrogénio, o elemento mais abundante do Universo, como fonte energética. Mas a energia do futuro  poderá derivar da fusão nuclear.
Grandes especialistas como, por exemplo Daniel Yergin, que escreveu "O Prémio" e dirige a CERA, confiam nas fontes oficiais (como a AIE) e garantem que a produção de crude se irá manterá sem problemas por algumas dezenas de anos, após o que passará a um período de "plateau ondulante".
E temos ainda os defensores das teorias que dizem que o petróleo não é de origem fóssil e está continuamente a formar-se na crosta terrestre. E, por fim, o argumento arrasador que lembra o grito de "Lá vem lobo!": " O fim do petróleo já foi anunciado tantas vezes, sem nada ter acontecido, que também não será desta vez que vai acabar".

Este é o discurso oficial, o discurso do "businesss as usual", impregnado de falácias: a falácia tecnológica, a falácia do hidrogénio, a falácia do "dejá vu". Mas um grupo de pessoas, irmanadas pela amizade à verdade, engenheiros reformados, e jovens cientistas entusiastas, como Colin Campbel, Jean Laherrere, Kenneth S. Deffeyes, Rembrandt, Luís de Sousa e tantos outros, clamam contra a indiferença dos "mass media", e dizem-nos:

"Eppur, Ecco il Picco!",
ou seja : E contudo, o pico está à vista! A história vai dar-lhes razão