segunda-feira, 28 de março de 2011

Líbia: O que está em causa

O que se está a passar na Líbia ilustra bem os problemas e contradições do mundo em que vivemos, e as reacções dos diferentes países à intervenção militar ocidental reflectem já posições, que eu entendo como sinais de divergências que se poderão extremar no futuro. De alguma forma, esta situação lembra-me o tempo da Guerra Civil de Espanha (1936-1939), que foi uma espécie de prelúdio e ensaio geral do grave conflito que seria a Segunda Grande Guerra Mundial.

A Líbia é um médio produtor de petróleo e gás natural e, por aquilo que ela representa em termos energéticos, não pode ser perdida para o Ocidente. O conflito que, nesse país, emergiu após os acontecimentos do Egipto e da Tunísia, degenerou rapidamente numa oposição ao regime, e provocou o risco de se prolongar ameaçando, deste modo, o abastecimento de crude e de gás natural, vital para alguns países da Europa, como é o caso da Itália que recebe o gás líbio, via gasoduto.

A França a Inglaterra e a Itália lideram as operações militares que visam "libertar" a Líbia e reabrir os canais aos fluxos dos combustíveis fósseis. Putin, criticou, falou de espírito de cruzada, Medvedev corrigiu-o. A Alemanha que tem uma relação especial com a Rússia, de quem tem uma forte dependência energética, hesita, e parece não querer alinhar pelas posições da França e da Inglaterra. Os Estados Unidos assumiram, contrariados, a liderança das operações, mas quiseram logo largar a batata quente, receosos de abrir, e suportar, uma nova frente na zona árabe.

A China, que ainda não se sentiu confortável para usar o veto contra a intervenção, no Conselho de Segurança, lamenta as operações militares, e, em chinês, "lamentar" quer dizer "condenar". Trata-se de um importante sinal que não pode ser ignorado. A Líbia é um espaço que interessa à China. A Líbia não se pode considerar propriamente um país do Médio Oriente, que é uma coutada energética da América. É um país africano, faz fronteira com o Sudão, a sul, país onde a China já está a jogar um importante papel. Vimos pelas recentes notícias relativas à expatriação de estrangeiros residentes, de  Tripoli, que a comunidade chinesa na Líbia já é extremamente numerosa.

Convergem, pois, na Líbia muitos interesses: os da Europa por ficar situada nas margens do seu Mar predilecto, o Mediterrâneo; os da China por ser um país africano, na fronteira norte do Sudão, uma sua zona de influencia; dos Estados Unidos, por estar próxima  e na área de influencia do Médio Oriente que é reconhecida como a chave energética que preside aos destinos do Mundo.

Este "blitzkrieg", que, para amenizar, foi designado de "criação de uma zona de exclusão aérea", será decidido a favor do mais forte, e,  mais tarde ou mais cedo,  Kadhafi vai perder ou perder-se. A dúvida é sempre o que vem a seguir . A acção relâmpago pode degenerar num conflito prolongado, pode até alastrar a outras regiões e servirá para criar tensões numa região onde conviria criar desanuviamento.

Como sempre temos o petróleo como motivo de mais uma guerra. Enfim, mais um sinal de o "peak-oil" não andará longe.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Uma Escola Viva

No dia de Carnaval, por iniciativa da Associação Rio Vivo,  teve lugar em S. Pedro do Rio Seco um acontecimento especial: reabriu-se a velha escola que, por falta de crianças, tinha fechado há dois anos. Foi às três horas da tarde, havia um ameaça de chuva fria que não chegou para estragar a festa. Os poucos miúdos da aldeia orientados pelo Jorge Ribeiro fizeram um teatro encantador. E não faltaram os fantoches.

O povo de S. Pedro, a quem a escola se destina, ocorreu em massa e extravasou da sala de aula. A Caetana é a nova professora e a coordenadora da Escola. O Tiago e o Zé, vencedores do Prémio Ribacôa 2010, também vieram. Tiraram folga do terreno do Salgueiral onde têm trabalhado afanosamente. Já lá começam a aparecer as "camas" da permacultura e estão plantadas muitas árvores de fruto. O moinho de aríete já está em funcionamento.

As pessoas da aldeia ainda olham com algum cepticismo para estes jovens agricultores, uma espécie de novos povoadores; mostram desconfiança relativamente às novas técnicas, mas aceitar isto, penso eu, será uma questão de tempo.

Neste dia de Carnaval deu para perceber que existe um Caminho para a Transição. Que não vai ser fácil de percorrer.

É um caminho que se faz em contra mão, contra o sentido dominante do tráfego. O mundo actual habituado ao conforto da energia fácil e abundante não aceita facilmente a via da mudança. As pessoas interrogam-se por que razão hão-de voltar a cavar a terra se o tractor ou a moto cultivadora o podem fazer de modo mais simples e com menos esforço. Ou por que não deverão continuar a usar sacos de plástico se eles são tão práticos e baratos. Talvez as pessoas ainda não tenham sentido verdadeiramente a necessidade de enveredar pelo caminho da Transição.

Mas á nossa volta multiplicam-se os sinais que nos mostram a necessidade da mudança. O desemprego que grassa entre os jovens é um desses sinais. A nossa dependência alimentar é outro deles. Mostram que o mundo está no caminho errado que é regulado por regras antigas que já não resolvem os problemas actuais.

Se em cada aldeia de Portugal reabrisse uma escola fechada, se se voltasse a utilizar a terra crua para construir as casas, se alguém mostrasse novas técnicas de cultivo, então estaríamos a lançar as sementes para o mundo novo que queremos e necessitamos começar a construir.