segunda-feira, 30 de julho de 2012

Assim vai o mundo!

Em tempo de férias, continua o mundo numa grande instabilidade. Na velha Europa, apesar dos esforços para salvar o euro, parece certa a bancarrota da Grécia e iminente o doloroso e urgente resgate da Espanha. Até a forte Alemanha vê o seu rating AAA ameaçado pela Moodys´s, e os seus bancos ameaçados de "downgrade" do rating. Algo impensável há uns meses atrás, mas sintomático da gravidade e profundidade da crise em que estamos mergulhados.

Enfrenta o mundo um daqueles dilemas que antecedem as grandes mudanças da sociedade, e até da própria civilização. Não é apenas o projeto europeu que está em causa, é o futuro de todos nós, de um certo modo de viver, de uma economia que já não encontra soluções para manter a sua própria vitalidade. E quando não somos capazes de encontrar soluções para os problemas, quando a bússola perde o norte, entra-se, muitas vezes, no perigoso domínio do aceitar a desgraça, do deixar correr o marfim, do deixar as coisas ao "deus dará".

Daqui para a frente, acho eu, tudo vai acontecer muito mais depressa, e vão encontrar-se e apontar-se culpados para o descalabro, pois há sempre culpados para tudo (Mário Soares, no seu discurso fácil e demagógico de "tudo se resolverá", já disse que tudo isto se deve à demissão dos dirigentes das democracias cristãs europeias!). Para a maioria, alinhada com a opinião dos main media, os culpados serão os especuladores financeiros, os banqueiros insaciáveis, a Chanceler Merkel arrogante e insensível ao sofrimento dos povos do sul. Como nos atestados de óbito, por obrigatoriedade, haveremos de escrever no epitáfio da crise uma causa mortis, e poucos perceberão que, afinal, tudo ocorreu por causas naturais. Por que a lei da morte é inelutável, e a explicação para ela é tão trivial como era a que se dava antigamente quando se morria simplesmente de velhice.

Na Síria vive-se na incerteza do desfecho de um conflito que já não opõe apenas o governo de Assad aos rebeldes mas opõe, de um lado, Israel e os ocidentes (o europeu e o americano) e, do outro lado, a Rússia a China e o Irão. O que está em causa é um processo complexo que tem a ver com o controlo da bacia petrolífera que rodeia o Golfo Pérsico e onde convergem interesses diversos e concorrentes entre si. Vai ser neste cenário que se irão confrontar os novos poderes mundiais, e é aqui que está o rastilho que pode incendiar a situação global. A guerra civil da Síria é o fogo a aproximar-se do rastilho!

Neste clima de confusão e instabilidade existem algumas boas noticias. Pelo menos na aparência. O Sr Leonardo Maugerie, um especialista de petróleos da italiana Eni, veio dizer numa palestra em Harvard que existe super abundância de petróleo por explorar, e que o abastecimento está assegurado por muitas décadas. Fala mesmo numa estimativa de produção global de "liquids", que inclui o biodisel e os derivados do gás, de 110 milhões de barris diários para 2020. Isto corresponde a um crescimento de 15 milhões de barris por dia em 8 anos, quando nos últimos 8 essa produção esteve quase estagnada.

De vez em quando surgem estes discursos cornucopianos para sossegar as mentes e relançar as expectativas da economia. E estas posições não são novas. Em dezembro de 1998  o Bussiness Week escevia; "you're not going to thrive in the new oil era. Technology is making it possible to find, produce, and refine oil so efficiently that its supply, at least for practical purposes, is basically unlimited." .  O mais importante não é o petróleo que existe na natureza mas aquele que se pode extrair em condições economicamente viáveis. E o petróleo de que fala o Sr Maugerie tem de ser extraído no Canadá, nos EUA, na Venezuela, no Brasil e no Iraque, em condições, quer económicas quer ambientais, muito adversas.

Em Portugal estamos a ver o crescimento e e retoma do emprego por um canudo. A seca e os incêndios, o deficit do orçamento e  da segurança social, são más noticias para os governantes. A crise instala-se na economia e, pior do que isso, nas mentes das pessoas. Na Groenlândia, dizem as agências ambientais que fazem o controlo da região por observação através de satélites, o degelo atingiu, em meados de julho, 97% do território.  Assim vai o mundo!


segunda-feira, 23 de julho de 2012

Notas de Viagem


Na semana passada andei por terras de Ribacôa, mais precisamente em Almeida e Castelo Rodrigo.
A região vive, nestes dias  agravados pela canícula e pela seca, a angústia dos tempos de crise, e sente-se desânimo e depressão um pouco por toda a parte.

O monumento ao 25 Abril inaugurado em Almeida

O monumento que há pouco se inaugurou em Almeida, para comemorar o 25 de Abril, causou alguma polémica mais pela sua estética do que pelo seu significado.  Não tenho sensibilidade artística para criticar a obra, e confesso que até nem desgosto das pedras sobrepostas e das frases nelas gravadas. Poderia ter sido mais singelo e teria o mesmo valor simbólico. Mas importa-me mais compreender o seu significado.

Terra de pequenos proprietários, sem proletariado nem indústria, nunca, no tempo da ditadura, Almeida se notabilizou por ações a favor da defesa da liberdade, da justiça social ou dos direitos das minorias. Teve, é certo, os seus democratas. Mas foram sempre uma minoria, e foi fora de Almeida que expressaram as suas ideias ou defenderam os seus ideais. Eduardo Lourenço, o mais ilustre filho do concelho que é o expoente máximo da cultura portuguesa de entre os vivos, não é um homem de Abril, porque é um homem de todas as datas, e recusa colagens. Nas votações ou nos simulacros de votações do tempo da outra senhora - e também nas eleições livres do pós 25 de abril - Almeida sempre votou massivamente do lado dos conservadores, dos que menos se identificavam com o espírito da Revolução dos Cravos. Sei de uns quantos que, em 1958, votaram Humberto Delgado mas não consta que o "General sem medo" aqui tivesse tido votação expressiva. Nem se relatou caso algum de fraude eleitoral que justificasse essa fraca votação.

Se uma data houvesse para comemorar em Almeida, essa data seria o 24 de abril e não o 25 de Abril. Mas o esforço e a persistência do Carlos  Esperança tornou lógico e justificável o que parecia ilógico e desapropriado.

A terceira muralha

Já se vê a construção de uma expressiva ciclovia à volta das muralhas de Almeida, uma obra que se antevê inútil por desnecessária. A muralha já é clicável e tem percursos bem bonitos, e alindar esses percursos teria sido preferível. Não gostei de ver esta ferida, a lembrar uma espécie de moldura modernaça em cima de uma pintura clássica. E, acho eu, não vai ajudar na candidatura de Almeida a Património Mundial da Unesco. Se um dia, passados uns anos, se fizer uma estatística e se dividir o custo da obra pelos quilómetros percorridos pelos ciclistas utilizadores, havemos de perceber melhor o erro desta decisão.

Agrupamento de Escolas

Faço parte, convidado em representação da Associação Rio Vivo, do Conselho Geral do agrupamento de escolas do concelho. E sinto-me muito honrado e orgulhoso por isso. Temos de educar de forma exemplar os poucos jovens que temos no concelho. Na ausência de outros valores, os nossos jovens são educados para a globalização e para aquilo que lhe está associado: o sucesso, a concorrência, o crescimento económico, a livre iniciativa.  Mas as escolas têm hoje alguma margem de manobra, e,  para começar enquanto não se definirem os pilares do novo paradigma, eu aconselharia a fixar os objetivos da educação à volta de três ideias simples: economizar, localizar e produzir.

O livro de Álvaro Carvalho

Estive na Mata de Lobos (essa foi a primeira razão desta viagem à Beira) onde apresentei o  novo livro do Álvaro Carvalho, "Às oito menos um quarto". Foi uma jornada inolvidável. Centenas de pessoas encheram o largo principal da Aldeia. O autor transporta-nos a um tempo que está a desaparecer, e deixa-nos a pensar como será o tempo que virá depois. Com o seu amor e dedicação pelas raízes, pessoas como o médico Álvaro Carvalho prestam um serviço extraordinário a estes deprimidos concelhos do interior.

 A Morte do Tó Sousa

Conheci o Tó Sousa numa altura que ele já tinha deixado de ser Presidente da Câmara de Almeida. Não lhe conheci posições políticas nem partidárias, nem creio que isso seja importante na avaliação do carácter das pessoas. Conheci-o, sim, como um homem afável, culto e dotado de uma memória prodigiosa.  Escrevia sobre Almeida, e deu a conhecer no Praça Alta muita da sua história. Era uma referência para o concelho que fica mais pobre com este desaparecimento. Dizem-me que deixou um vasto espólio que interessa preservar.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Educar Para Quê?

Para Paulo Freire, o patrono da educação brasileira, educar é construir, é libertar o homem do determinismo,  é estimular o raciocínio, é aprimorar o senso crítico, as faculdades intelectuais, físicas e morais. Educar é produzir um homem feliz e sábio.

A palavra educar deriva do latim educare, ex-ducere. Ducere tem o significado de um movimento com um sentido. As palavras "dux" e "duce" (o titulo de Mussolini!) derivam dessa raiz, e outras palavras como pro-duzir, con-duzir,  re-duzir, in-duzir, tra-duzir ou mesmo se-duzir estão formadas a partir do vocabulo ducereEx-ducere significará, na sua etimologia, guiar alguém com um sentido (ducere), partindo de dentro dessa pessoa para o que existe fora dela (ex). A palavra de origem grega pedagogo, derivada de  paidós (criança) e agodé (condução), terá um significado muito próximo deste.

Não pode, pois, haver ducere sem um sentido, da mesma forma que não pode haver educação sem objetivos e sem um guia que nos conduza para esses objetivos. A forma e o método de o fazer são importantes, mas o professor e o sentido são os elementos primordiais da educação. Os espartanos educavam para a guerra, os atenienses para a democracia, os romanos para a expansão e para o comércio, os judeus educavam para a entrada no reino de Deus. No Portugal medieval educava-se o povo para o trabalho, para a obediência à Igreja e aos senhores.

A revolução francesa foi a pedrada no charco que acabou com o antigo regime e nos trouxe novos sentidos para a vida e para a educação: a liberdade e a igualdade. A crise dos anos 30 do século passado recuperou (em Portugal mas não só)  valores tradicionais para a educação (Deus, Pátria e Família). Mas já, nessa altura, fervilhavam, entre nós na clandestinidade, as ideias de Marx e os ideais socialistas de uma nova esperança que  idolatrávamos nos ícones de "Lenine" ou de "Che Guevara".  O pós guerra, que só chegou a Portugal atrasado 30 anos (em 1974!), valorizou a democracia dos vencedores e o progresso que se lhe seguiu, progresso esse que minava e começava a destruir os ideais socialistas.  Foi neste período de happy motoring, como o definiu Kunstler, que se ergueram as catedrais da distribuição moderna, e se consolidou a globalização. E, como consequência do progresso cientifico e das novas tecnologias de comunicar,  o homem acreditou estar possuído de um poder sem limites e autoelevou-se à categoria de quase-deus. Elegeu-se, neste período, o sucesso e o consumismo como meta a atingir, e esse foi, em grande medida, o sentido da educação.

A crise que se manifestou em 2008, mas que já se adivinhava desde o inicio do século, veio alertar-nos de que o festim podia estar a terminar. Os incrédulos acharam que eram avisos de Cassandra e que o progresso estava ali ao virar da esquina como sempre acontecera. Mas a persistência da crise começou a corroer os fundamentos da globalização, a depressão instala-se na economia e nas mentes das pessoas, e já se começou a interiorizar a ideia da necessidade de "um novo paradigma" para significar que o mundo, tal como hoje o conhecemos, vai mudar. Mas ninguém sabe como será o novo, ou, se se alguém sabe, não o quer dizer!

Perante as incertezas e perigos do futuro já nos questionamos sobre como devemos educar as nossas crianças que valores lhes devemos incutir, qual o sentido e os lemas e as bandeiras que lhes queremos mostrar. Deus está morto ou quase, a pátria está reduzida à seleção nacional, e a família dissolve-se nas revistas do coração e nas telenovelas do horário nobre. Educar para o sucesso já não faz sentido quando já nem sequer se tem o emprego onde ele se afirma. Educar para a obediência contraria os princípios da constituição, e educar para a sobrevivência poderia seria visto como tarefa de formar marginais ou párias.

Enfrentamos esta realidade brutal: não temos valores sólidos para cimentar o edifício do nosso sistema educativo. Na Fundação Vox Populi e na comunidade Nepso estamos a trabalhar para encontrar um sentido para a vida e para a Educação.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Buenos Aires

Na semana passada, afazeres ligados à Fundação Vox Populi levaram-me até Buenos Aires. Foi uma viagem longa, via Madrid, quase 20 horas desde que saí de casa, em Lisboa, até ao Hotel  Rochester no centro velho de Buenos Aires. Ainda por cima tive de atafulhar a mala com casaco, camisolas  e sobretudo, pois aterraria  na terra dos "portenhos" em pleno inverno austral.

Buenos Aires é uma bela cidade que faz lembrar as capitais europeias. Está muito longe da desordem urbanística de S. Paulo ou dos contrastes sociais do Rio de Janeiro, onde se veem favelas dentro da cidade, lado a lado com os arranha céus.

É uma cidade portuária com muita vida, com feiras de antiguidades em San Telmo, feira de bugigangas em Palermo ou feira de artesanato no bairro da Recoleta. Não podemos escapar a um churrasco num grelhador crioulo (eles pronunciam “criojo”), e , claro, nem de deixar de assistir ao espetáculo de tango, ao som da música de Ástor Piazzolla. O Rio da Prata é um impressionante estuário de água doce com mais de 50 km de largura para o qual vertem vários rios num delta pejado de ilhas cheias de casas de veraneio. Mesmo em frente  a Buenos Aires, já no Uruguai, a uma hora de barco, está a cidade da Colónia do Sacramento fundada por portugueses no século XVII.

Na visita guiada ao bairro da Boca (onde está o estádio do famoso Boca Juniors) o guia falou dos três mitos Argentinos: Carlos Gardel, Evita e Maradona. Os argentinos vivem centrados nas representações destes mitos: o tango, a política e o futebol. A figura imaginada de Eva Perón está presente no famoso balcão da Casa Rosada no topo da Praça de Maio, e o jazigo da família Duarte (no cemitério da Recoleta), onde repousa o seu corpo, é lugar de romagem de argentinos e estrangeiros.

A grande Buenos Aires é uma aglomeração urbana de 15 milhões de habitantes, a terceira da América Latina depois da cidade do México e de S. Paulo, e que tem de enfrentar, no dia a dia os problemas da sobrepopulação. Quando percorremos uma destas mega-urbes ficamos impressionados com o seu crescimento. Afinal há 200 anos a Argentina era ainda uma colónia espanhola, e Buenos Aires era uma cidade colonial com uns escassos 40,000 habitantes. Em apenas 200 anos, o tempo de quatro gerações, a população da cidade foi multiplicada por 375!

 Resolver os problemas que o futuro das grandes cidades coloca é uma das maiores desafios para as novas gerações. O stress populacional, o stress dos recursos (sobretudo água e energia)  e o stress ambiental vão sentir-se aqui em primeiro lugar, e o impacto, no caso de uma rutura, será aqui mais devastador do que nas cidades mais pequenas ou nos meios rurais.