segunda-feira, 22 de julho de 2013

O Mundo em Transição

Deus criou o homem à sua imagem, e, depois, criou a mulher. E disse-lhes:
"Crescei e multiplicai-vos. Enchei e dominai a Terra"  (Gn 1, 28)
O homem cumpriu exemplarmente os desígnios de Deus. Possívelmente, excedeu-se !
E, angustiado, pergunta: - E agora?

Todo o ser humano tem um livro dentro de si. Mas nem todos são capazes de deixar que ele amadureça nas suas entranhas, e de o trazer à luz do dia. Este Mundo em Transição é uma parte do livro que eu sempre trouxe dentro de mim. Principiou a ser escrito quando o tempo se tornou confuso e o futuro se começou  a apresentar como incerto e perigoso.

No livro reuni algumas das reflexões, publicadas neste blog, sobre a Civilizaçao Humana e o seu futuro. Podem ser um alerta para essa armadilha que é o crescimento exponencial, e para essa outra armadilha que é a complexidade tecnológica.

Não sei se será um livro tranquilizante ou se, pelo contrário, será inquietante. O mais importante é que ele sirva para nos ajudar a compreender o mundo à nossa volta. E também não sei dizer se é um livro de Economia ou de Ecologia ou de Física ou de Demografia. Talvez  o tema deste livro seja a Antropologia, pois o Homem é a medida de todas as coisas.

O Homem, esse desconhecido, como lhe chamou Alexis Carrel, foi a espécie que Deus escolheu para encher e dominar a Terra, e à qual Teilhard Chardin havia de se referir como o Fenómeno Humano. E, de facto, trata-se de um fenómeno. Desde logo, o homem  tem um corpo esbelto, quase a suprema perfeição da criação. Uma postura vertical, grande agilidade dos membros superiores, olhos virados para a frente, visão em profundidade, corrida veloz. As mãos do homem são a obra prima da criação, ferramentas sensíveis, possantes, destras e delicadas. Mãos que comandadas por um cérebro inteligente haveriam de cultivar a terra, construir cidades, criar obras de arte, tocar melodias, escrever a História. A fala primeiro, depois o alfabeto, a escrita velha, agora a Internet, a  escrita nova, permitiram estabelecer a teia que levou o Homem a dominar a Terra.

A Terra é, hoje, o Planeta do Homens.

1 comentário:

  1. Gostei especialmente das últimas linhas, o que me fez refletir, como que um polegar e uns neurônios a mais, fez tanta diferença. E essa pequena diferença os fez se distanciar tanto dos demais animais que o homem logo esqueceu quem ele é, maravilhado pelas conquistas da tecnologia. Olhando de fora desse planeta, nem daria pra acreditar que foi logo "ontem" que esse bicho humano ainda habitava as cavernas. Porém esse progresso é muito questionável, até hoje ainda estou pra descobrir se a humanidade realmente evoluiu, ou se apenas acha que evoluiu.

    Obrigado

    ResponderEliminar