segunda-feira, 9 de março de 2015

Princípios de Amadeu

A biografia de Amadeu Ferreira - vice-presidente da CMVM, estudioso e defensor da língua e cultura mirandesa - que Teresa Martins Marques escreveu e a Âncora, escassos dias após o seu falecimento, acaba de publicar, revela-nos um homem simples com uma alma grande. Numa carta que escreveu para a neta - Lhuzie, em mirandês – ler, quando chegar aos 18 anos, aponta os três princípios fundamentais da sua vida: Liberdade, Humanidade e Positividade. São esses princípios que guiaram a vida de Amadeu e a de tantos outros homens sábios. Interpretá-los é a gratidão que lhe devemos pela sua revelação. Adotá-los é a maior homenagem que lhe podemos prestar.

Liberdade não é o ar que se respira nem um direito que passivamente se adquire ou que nos é graciosamente concedido. A Liberdade constrói-se dentro de nós próprios e conquista-se em cada dia; é a capacidade de pensar com a nossa própria cabeça; é a libertação dos condicionamentos que a sociedade, formatada pelos media e pela opinião, nos impõe. A opinião - a doxa dos gregos - sufoca a Liberdade que só se adquire com o conhecimento - o espistemé. Um homem escravo das opiniões correntes dos media ou das maiorias não é um homem livre. Um homem livre mantém-se livre mesmo na opressão ou na prisão.

Entendo a Humanidade como um princípio de ética e até de religiosidade. O que verdadeiramente conta são as pessoas; tudo o que fazemos deve ser feito para as pessoas e pelas pessoas. Humanidade é caridade, é compaixão, é o amor ao próximo, é a consciência de que cada homem só existe em função dos outros homens. É a capacidade de pensar nós; é o ego que transvasa de nós para os outros; é o derrubar dos muros que defendem a fortaleza do nosso eu para deixar que os outros nela penetrem livremente, sem entraves. Humanidade é partilha do saber e de conhecimento, mas também de sentimentos e de emoções.

Positividade é fazer, é atuar, é o apelo do futuro. É o engenho único da espécie humana em aperfeiçoar-se e aperfeiçoar o mundo à sua volta. É a inteligência que procura a verdade, que não desiste perante a adversidade. É o contributo que nos cumpre dar para deixar o mundo melhor do que o encontrámos.

Amadeu foi um daqueles raros homens que, tendo nascido liberto na simplicidade e na humildade do planalto mirandês, conquistou a Liberdade. Foi Humano e Positivo. Ele ascendeu àquele estado de alma onde as elites se igualizam, e os homens já não se valorizam pelos seus pergaminhos nem pelo seu currículo, mas apenas por aquilo que são.


1 comentário:

  1. Nestes tempos de sombra para os valores do caracter um belo texto para homenagear um Homem Bom que não tive o prazer de conhecer pessoalmente: um Príncipe no dizer do seu Editor. Digno do homenageado.
    A.Mendonça

    ResponderEliminar