segunda-feira, 20 de julho de 2015

Ferramentas

Já estamos muito longe da idade da pedra lascada e do machado de sílex. Mas foi com essas ferramentas rudimentares que se iniciou a caminhada do homo sapiens e se construiu aquilo que designamos por Civilização Humana. O progresso civilizacional foi fruto da inteligência e das ferramentas. As mãos e o cérebro fizeram a Civilização.

Neste longo caminho, assistimos à extraordinária capacidade inventiva do ser humano para criar novas ferramentas, ampliar com elas as funções sensoriais, realizar tarefas e explorar os recursos da natureza. Primeiro, com o carro de bois e com o arado, o homem aproveitou a seu favor o trabalho animal; depois, com as velas, aproveitou a força do vento para atravessar os oceanos; misturou o clorato, o carvão e o enxofre para fazer a pólvora e criou as bombardas para fazer a guerra. Fez a máquina a vapor e o motor de explosão para extrair o trabalho que está nas entranhas do carvão e do petróleo. Com o reator nuclear foi buscar a energia do átomo e adquiriu a capacidade de destruir tudo aquilo que antes tinha construído.

Com a permanente invenção de novas ferramentas o homem espalhou-se, subjugou todas as outras espécies e dominou a terra. Cada nova ferramenta representa um salto e uma ameaça. Um salto, pois permite adquirir novas capacidades, explorar novos recursos, alimentar mais pessoas; uma ameaça, pois acelera o esgotamento desses recursos e contribui para aumentar a poluição e acelerar os danos causados à qualidade do ambiente, mormente da água que bebe e do ar que respira.

Apesar disso, uma vez aqui chegado, o homem tomou consciência de que não pode parar, pois a economia pede-lhe emprego e crescimento. Tornou-se lugar comum a crença de que a sobrevivência da Humanidade passa pelos caminhos do progresso e da inovação. Com a inovação mecânica e a inovação elétrica libertou a mulher das tarefas do lar. E já dá para perceber que o homem do futuro terá ao seu dispor novas ferramentas mais complexas e sofisticadas. Falo das ferramentas digitais, resultado da miniaturização, da informática e das telecomunicações, que começam a invadir o nosso dia a dia.

As ferramentas digitais são ferramentas inteligentes munidas de sensores que são capazes de tomar decisões. No sector da saúde vão permitir uma vida mais longa; no sector da energia vão aumentar a eficiência na captação e no consumo dos recursos energéticos tanto dos renováveis como dos não renováveis; no sector alimentar - sobretudo na produção alimentar - vão otimizar a utilização de animais e plantas domesticados e geneticamente aperfeiçoados, transformando-os em meros vetores alimentares humanos, que servirão para monitorizar e tornar mais eficiente o consumo de água potável, tanto para consumo direto humano, como para uso na agricultura e pecuária.

Com essas novas ferramentas, mais sofisticadas e mais complexas, o homem passará a depender cada vez mais delas. Aos poucos vai desaprender a viver de forma natural, tal como a natureza o preparou ao longo de milhões de anos. O aumento populacional e o agravamento das desigualdades sociais - a inovação tende a favorecer em primeiro lugar as elites - vão ser duas das consequências com que as sociedades do futuro vão ter de se confrontar.

Não é fácil prever quais as consequências desta sofisticada inovação para a espécie humana e para a Civilização. Mas acredito que ela não nos vai levar de volta à quietude do Paraíso Terrestre!


Sem comentários:

Enviar um comentário