segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Oráculo

Confesso que gostava de saber prever o futuro. E desse modo poder surpreender-me com a antevisão onírica dos amanhãs que cantam. Surpresa sim, porque os últimos anos fizeram de mim um pessimista. Não totalmente desesperançado, é certo, mas muito cético. Olho à minha volta e vejo tantos escolhos no caminho da espécie que as probabilidades de um fracasso civilizacional me parecem muito grandes e parece-me muito pequena a esperança de continuar a haver prosperidade na sociedade dos humanos. Vejo a Europa sem recursos, sem energia, sem gente,- sobretudo sem gente! -, adormecida e obesa em resultado do sucesso consumista dos últimos 60 anos, cada vez mais enredada na burocracia de uma construção labiríntica. E vejo o meu país também ele envelhecido e acomodado, sem alma nem rumo, nem sonhos de quinto império.

Vejo os recursos do planeta esgotarem-se paulatinamente; vejo a poluição  tornar o ar irrespirável, contaminar as nascentes e envenenar os alimentos que comemos; vejo o planeta ameaçando revoltar-se para repor os equilíbrios que estão a ser destruídos pelo homem. Como saída para este estado de coisas, a economia - o monstro que nos governa! - apenas sugere uma fuga em frente. Para o implacável crescimento, aponta apenas o caminho do reforço da globalização. No nosso ocidente, (a Europa e a América),  a dívida sufoca os países mais pobres, o famigerado crescimento - que todos anseiam e prometem e ninguém contesta!-, tarda em aparecer. Indignada, a classe média conta os tostões das reformas, vê a vida a andar para trás e vê os filhos e netos partir em frente á procura de emprego, em remotos destinos...

Desacreditada está a social democracia que nos prometeu o paraíso e que agora corta salários e pensões. No espectro político, o centro esvazia-se, as posições extremam-se. Revivem-se os tempos de frentismo, a lembrar os anos 30 do século passado, tempos esses que  não foram prenúncio de coisa boa. As fronteiras da Europa, onde há espaço e dinheiro, são a porta do eldorado para as gentes dos pobres e massacrados países que ainda há meia dúzia de anos faziam revoluções e anunciavam  a democracia ao virar da esquina.

Eu gostava de prever o futuro... Perceber como se vai desatar este nó de produzir cada menos e querer gastar cada vez mais; saber que destino espera os sitiantes da Europa quando as fronteiras  se fecharem - porque se irão fechar! ; que caminho vão escolher  os britânicos quando votarem a saída ou a permanência na União Europeia - num país em que ser de esquerda é ser patriota, prevejo que o voto será pela saída. Gostava de saber se os catalães vão ou não separar-se do Reino de Espanha, enfim, saber como vai terminar o conflito da Síria onde americanos, russos, iranianos e tudo o resto, dançam à volta de uma fogueira armadilhada.

Afinal, pessimista confesso, eu até teria muitas boas razões para ser  otimista. Devia estar feliz porque em Portugal há mais telemóveis do que pessoas, porque posso sintonizar quase duas centenas de canais de televisão, por já ter o último modelo do Iphone, por estar a chegar ao nosso país a netflix americana, por ver o Marcelo já com um pé na presidência da república, por ver finalmente uma maioria de esquerda a governar Portugal e a austeridade a ter os dias contados.

Eu gostava de prever o futuro para saber se se vai reconstruir uma aldeia - com um templo e uma escola - no sopé dos Himalaias para albergar os meninos do Campo Esperança, em Kathmandu. Gostava, sobretudo, de saber como vai ser a minha aldeia dentro de 20 anos, depois de morrer o último habitante.


segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Viajando pelo Centro e Norte

Em viagem pelo país - segunda-feira na Lousã, terça-feira em Braga - para acompanhar o germinar de sementes lançadas em projetos  Nepso (A Nossa Escola Pesquisa a Sua Opinião) da Fundação Vox Populi,  realizados em anos letivos transatos. Professores e alunos levam a investigação a sério e surpreendem as suas comunidades com ideias e propostas de ação baseadas nas conclusões dos estudos por eles realizados.

Na Lousã, os alunos da professora Berta Bem-Haja foram, na segunda feira passada, apresentar aos vereadores da Autarquia local, o trabalho do Nepso, realizado no ano letivo transato. E para representar a Fundação Vox Populi, eu e a Paula, convidados pela autarquia, não podíamos deixar de estar presentes. Aliás o tema do trabalho, pela sua importância e atualidade,  era convidativo: A Alimentação Saudável.

O objetivo do trabalho consistiu em comparar as crenças dos encarregado de educação, no que respeita à alimentação, com as suas atitudes e com a prática efetiva no dia a dia. Não espanta, por isso, que a quasi totalidade dos encarregados de educação considerem que uma refeição deve ter uma sopa mas só 30%  a incluam assiduamente nas refeições. E muitas outras foram as conclusões de um inquérito de 80 perguntas fechadas, feito em papel, por auto preenchimento, e conduzido  junto de uma expressiva  (e muito significativa! ) amostra de 580 encarregados de educação.

O trabalho foi apresentado pelo Francisco, pela Ema, pela Laura e pela Mariana, os jovens alunos que realizaram o trabalho -  quando frequentavam a  turma C do 9º ano, e  agora já a frequentar o 10º ano. Os vereadores presentes, a começar pelo Presidente da Câmara, mostraram surpresa pela qualidade do trabalho realizado, que muito elogiaram, declarando o interesse da autarquia em apoiar o plano de ação proposto pelos alunos.

Na hora do almoço foi um agradável convívio com os alunos, com o vereador da educação Helder Bruno e com a Professora Berta, onde mais uma vez ficou patente o papel da professora, o entusiasmo destes jovens e o interesse da autarquia em o apoiar estas iniciativas.

Da Lousã, continuámos para Braga onde fomos assistir, no dia seguinte,  à tomada de posse dos membros dos órgãos sociais de uma recém criada associação antibullying que nasceu pela mão do professor Paulo Costa. Tudo começou pela participação, já há alguns anos, no Nepso, deste professor com os seus alunos  com um projeto em que o tema escolhido foi o bullying.

A determinação do professor coordenador não deixou cair o trabalho feito, que os alunos prosseguiram de várias formas - através de conferências, colóquios, sensibilização dos media. etc, - e que culminou, passados alguns anos, com a constituição da associação juvenil que conta com o envolvimento de toda a comunidade e até da autarquia. Ideia que já está a ser replicada noutras localidades.

É gratificante ver os frutos do trabalho realizado. Estes exemplos são um forte estímulo para prosseguir a caminhada iniciada há seis anos.

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Esquerda, Direita e a Quadratura do Círculo

O conceito de esquerda, centro e direita, para designar o posicionamento político dos partidos, parece remontar à assembleia legislativa que se reuniu em França nos anos que se seguiram à revolução de 1789. Na sua aceção inicial tinha a ver com a posição que os deputados dos diferentes grupos ocupavam na sala dos debates. Foram tempos conturbados, inspirados pelas ideias que tinham estado na origem da independência americana. Tempos que haviam de abrir caminho à modernidade e à democracia.

Atualmente, nas democracias ocidentais, esquerda e direita agregam eleitores e suportam grupos políticos - os partidos - que divergem entre si nos planos político, económico, social, cultural e laboral. Ser de direita é ser conservador; ser de esquerda é ser progressista; a direita privilegia a estabilidade e a ordem; a esquerda privilegia o movimento e a mudança. Historicamente a direita era monárquica e a esquerda republicana; a direita era religiosa, tradicionalista e rural, ao passo que a esquerda era agnóstica, progressista e urbana. A direita é associada aos patrões e empregadores e a esquerda aos empregados e assalariados. De alguma forma, a direita está associada à preservação do poder pelas elites que o detêm. A esquerda congrega os aspirantes a substituir as elites no poder.

No tempo da Revolução Francesa, a esquerda era predominantemente constituída pela burguesia e pelo baixo clero que se opunham ao poder e aos privilégios da nobreza e do alto clero. O século XIX e a Revolução Industrial trouxeram as ideias marxistas teorizadas à volta da dialética entre o capital - detentor dos meios de produção - e do trabalho do proletariado. Com a vitória da revolução bolchevique na Rússia czarista, em 1917, Lenine levou à prática estas ideias. Foi adotada uma nova economia - a economia socialista - em que o Estado era o detentor da propriedade da terra e dos meios de produção; a produção era planificada e não estava sujeita à concorrência baseada na lei da oferta e da procura.

No Ocidente, durante uma grande parte do século XX, a direita confundiu-se com o capitalismo e os valores da tradição cristã, e a esquerda com os princípios do marxismo-leninismo e a economia socialista. Foi o tempo da guerra fria. No período do pós guerra, o contributo de novos fatores de produção - a tecnologia e a energia - deram origem a um forte surto de desenvolvimento que criou nos países ocidentais uma ampla classe média. Foi com o apoio dessa classe media que vingou a social democracia, uma forma mais suavizada de capitalismo, que visava corrigir pela via fiscal as desigualdades sociais e promover o desenvolvimento do estado social nas áreas da saúde, da educação, e da proteção na velhice, no desemprego, nas situações de incapacidade e de pobreza.

A crise de 2008 - afinal uma profunda crise do capitalismo! - com o acentuar das desigualdades sociais, o aumento do desemprego e os cortes nas pensões, nos salários e nos benefícios do Estado Social ameaçou a classe média. Isso criou uma generalizada reação de indignação contra essa política. Muitos passaram a acreditar que só a esquerda poderia preservar o sistema e as regalias que a social democracia - numa alternância pendular do poder entre o centro e a direita – tinha criado, mas não conseguia manter. Essa indignação fez nascer uma nova esquerda que, de alguma forma, se aproxima do conceito de direita naquilo que historicamente a caracterizava, isto é, a defesa dos privilégios adquiridos e a manutenção da ordem e da estabilidade.

A classe proletária há muito definhou na Europa. A nova esquerda não discute a propriedade privada, e já ultrapassou a discussão centrada na dicotomia capital-trabalho. As ideias de Marx e de Lenine estão obsoletas e já não arrastam multidões. A indignação - traduzida numa revolta contra a austeridade e aquilo que ela implica - é, em si mesma, a grande bandeira da esquerda. Vimos isso na Espanha, na Grécia, e, embora em menor escala, também em Portugal. Esquerda que, numa expressão mais radical, chega mesmo a afirmar-se de anti capitalista, mas receando advogar a falhada economia socialista. Não existem referências, nem heróis, nem casos de sucesso que sirvam de exemplo para este movimento. Com o anunciado fim da Cuba de Fídel de Castro - vencida pela globalização - acabou a última referência do socialismo como nós o entendíamos na nossa juventude. Até o pobre Alex Tsipras, convertido à direita - algo que tínhamos visto no Brasil com Lula da Silva -, já não conta como referência.

Na minha juventude, ser de esquerda era acreditar naquilo que nós chamávamos a construção do homem novo. Era acreditar numa sociedade mais solidária, mais justa e mais igualitária. Na minha opinião, os novos caminhos da esquerda - entendida como a ideia de movimento e mudança - só podem ser os caminhos da Transição e da Esperança. Com todas as profundas transformações que essa opção implica. Parece que ainda estamos muito longe disso. Até lá, viveremos num labirinto, de crise em crise e de governo em governo, como que a tentar resolver o problema da quadratura do círculo.

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Desenvolvimento e Luz

Por ocasião do aniversário da Asta, fui convidado a falar na Cabreira sobre o tema "Desenvolvimento e Luz". O texto que se segue resume o essencial da minha apresentação.

Na natureza, tudo flui, nada é permanente.  No Universo, nada é estático. Essa foi uma lição que aprendemos no longo caminho do percurso da civilização. Lição que veio contrariar as verdades sobre a criação,  absolutas e definitivas do Génesis e dos mitos das religiões antigas. A ordem que nos foi oferecida pela mitologia e pela Bíblia está  hoje generalizadamente contestada . E nada está definitivamente arrumado. As verdades de hoje serão negadas pelas verdades de amanhã.

Desde Edwin Hubble que ficámos a saber que o Universo - este Universo, pois começa a aceitar-se a teoria que ele será apenas um de muitos! -  teve um princípio  que ocorreu com o big bang,  há cerca de 14 mil milhões de anos!.  Com Darwin e a “Origem das Espécies” aprendemos que o homo sapiens apenas existe há alguns escassos milhões anos e que ele não é mais do que o elo de uma cadeia evolutiva, um aperfeiçoamento adaptativo a partir de outros primatas, eles próprios um outro elo dessa cadeia que se iniciou com os animais unicelulares.

Existiu, pois, um princípio de tudo, e tudo está em constante mudança. Podemos até falar de uma mudança com um sentido… caraterizado por uma crescente complexidade. Duma massa homogénea inicial, o plasma, começaram a formar-se as partículas atómicas, e o elemento mais simples o hidrogénio. Depois formaram-se as estrelas onde se deu a fusão nuclear e o hidrogénio se transformou em hélio. Em algumas estrelas, as partículas elementares e os átomos leves agregaram-se em átomos pesados e nelas se formaram os elementos químicos, entre eles o carbono, o oxigénio e o silício. Ao fim de algum tempo, por acumulação de energia, essas estrelas - as supernovas - explodiram, e projetaram esses elementos no espaço à sua volta. E foi essa poeira cósmica das supernovas que originou os planetas e outras estrelas. E que fez a Terra, onde surgiu a Vida. E é dessa poeira que nós, humanos, somos feitos.

É  na permanente busca do sentido da mudança e na apreensão do seu significado - algo que sempre nos escapa! - que reside a principal razão da angústia existencial dos humanos. Subimos a encosta da montanha carregando o peso da existência, e, chegados ao cume, vemos a pedra rolar de novo até ao vale. E recomeçamos a subir de novo, carregando outra vez e outra, o mesmo peso. É a história de Sísifo e do absurdo de Albert Camus, que nos diz que mais penoso que o esforço da subida é  a angústia da descida. A descida é o sem sentido  uma espécie de percurso ilógico e absurdo.

O sentido das mudanças - do desenvolvimento se quiserem -  é um  problema (na verdade, o problema) metafisico essencial do ser humano. As questões metafisicas subjacentes, que são aquilo que eu designo por paradoxias porque não têm resposta, nem têm explicação.  Elas  estão o centro das religiões que as dogmatizam, na impossibilidade de as explicar. A Ciência aproxima-se da explicação e explica o como - nalguns casos - mas não explica o porquê.

De onde vimos e porque estamos aqui?

Na tentativa de interpretação da criação feita pela Física, nada se diz do porquê. Esse é, tem sido, sobretudo um assunto do foro da Religião. Ou do domínio da Metafísica, para os que não aceitam a explicação trivial e dogmática das religiões. Ora, a Metafísica é um labirinto que tem uma porta de entrada, mas não tem uma porta de saída. Todos os filósofos que se debruçaram sobre o tema partilham, com Álvaro de Campos/Pessoa, a angústia de quem espera que se "abra uma porta ao pé de uma parede sem porta". E esse é o preço de querer usar a inteligência para indagar sobre as causas últimas dessa mesma inteligência. Porque a inteligência é ela própria também uma paradoxía, e uma paradoxia nunca explicará outra.

O que é que preside à organização da matéria para criar a vida?

Num momento posterior ao da criação da matéria, surge a segunda paradoxía, a da criação da vida.  O código do ADN, o princípio da reprodução e da evolução, inerentes à vida já estavam presentes no plasma indiferenciado do momento inicial. Ou não estariam? É o segundo big bang, o da explosão da vida. Este segundo principio criador não terá acontecido num único lugar. Na Terra, a vida irrompeu em múltiplos lugares, milhões, biliões, quem sabe. A vida é a matéria organizada, capaz de se reproduzir, de evoluir e de se aperfeiçoar. A lei da vida contraria a lei da entropia, que diz que a matéria tem tendência a desorganizar-se. Qual a força que organiza a matéria, que cria o ADN, que determina a reprodução?

A consciência: como é que um ser vivo se tornou consciente?

Sabemos hoje que a vida surgiu na Terra e evoluiu ao longo de milhões de anos. As primeiras espécies nasceram na água, e passaram para a terra sólida. Algumas desenvolveram-se, reproduziram-se, evoluíram e adquiriram um sistema nervoso. Um dia, uma espécie adquiriu a consciência do ser, da vida e da morte. Como foi isto possível, ninguém explicou. A consciência é um dom extraordinário apenas dado ao ser humano. A consciência do eu e a consciência da morte foi o terceiro big bang, a terceira paradoxía.

O sentido da evolução

Matéria, vida e consciência, são os elos de uma cadeia num processo evolutivo. Mas falta-nos perceber o porquê e o sentido dessa evolução. Se é que ele existe. Será que algum dia o compreenderemos? Esta é a quarta paradoxía e é aquela que mais aflige o ser consciente. Admitir que um dia a espécie humana pode extinguir-se sem ter chegado a entender as paradoxías referidas é o maior dos absurdos.

A Luz como resposta

Até hoje as paradoxias não tiveram resposta. Nem no plano científico, nem no plano metafísico. Quando as construções mitológicas se desmoronam perante a lógica ou a Fé se perde perante as injustiças dos deuses, apenas no resta o sonho e a paixão dos poetas e dos artistas para explicar as paradoxias. Creio que é no sentir dos poetas e na criatividade dos artistas que se intui a resposta. Só uma iluminação vinda não se sabe de onde permite superar a angústia do homem perante o absurdo existencial.

O oposto da angústia provocada pelo absurdo é o êxtase da iluminação espiritual . Pode ser uma redescoberta de Deus. Um Deus porventura diferente daqueles que foram criados pelos homens.   Luz é Amor. No Amor  não há lugar para o absurdo  pois tudo tem resposta. O Amor é a vitória de Eros sobre Thanatos.  Sempre que nasce uma criança, é como se vencêssemos a lei da Morte.

Nada melhor que este espaço sagrado da Asta, com o  ambiente purificador que nos envolve, para procurar a  Luz redentora  que permite alcançar o estado de graça libertador das angústias existenciais.