segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Fracking


O petróleo é o principal motor da economia global. Isso tornou-se particularmente claro em 1980 no período que ficou conhecido como o segundo choque petrolífero (o primeiro tinha ocorrido em 1973), quando, na sequência da guerra Irão-Iraque, os preços do crude dispararam e a economia mundial entrou em recessão. No anos que se seguiram, a estratégia política e económica  dos países desenvolvidos centrou-se na segurança e na defesa das fontes de energia. Os países da OCDE criaram a Agência Internacional de Energia, sediada em Paris, para enfrentar futuras situações de crise. Iniciou-se um vasto programa de construção de centrais nucleares, desenvolveram-se novas bacias petrolíferas nomeadamente no mar do Norte, no Alaska e no Golfo do México. Com a doutrina Carter, foi revista e redefinida a  estratégia militar dos Estados Unidos que elegeram o Médio Oriente como a principal zona a defender.  Com a retração da economia, verificou-se uma queda no consumo de petróleo, e, como consequência disso, a partir de meados da década de 80, os preços voltaram a cair. 

A queda dos preços fez com que o consumo e  a produção de crude aumentassem de novo. Entretanto, verificou-se um ressurgimento do gás natural como alternativa ao petróleo nas centrais termoelétricas. Tudo isto conjugado fez com que, durante toda a década de 90, voltasse a haver abundância energética, a baixo preço.  As economias cresceram. O aumento da frota automóvel e a rápida industrialização dos países emergentes (sobretudo a Índia e a China) fizeram crescer o consumo de petróleo. Entre 1985 e 2005 o consumo de energia fóssil, a nível mundial, duplicou.  Desde 1985 até aos nossos dias esse  consumo  representou 50% de toda a que já foi consumida pela humanidade. Este período de ressurgimento teve um efeito no aumento do crédito, fez crescer a dívida de muitos países, impulsionou investimentos em obras públicas, e fez disparar o preço das casas. E teve o seu epílogo na crise de 2008.

Com efeito, a partir de 2005, começou a sentir-se de novo escassez de petróleo.  A produção do chamado petróleo convencional, aquele que é extraído nas jazidas tradicionais a baixo custo, estagnou. Ressurgiu a produção da Rússia, depois dos problemas associados à crise de desmembramento da União Soviética, mas tal  não conseguiu compensar as quebras na Indonésia, no golfo do México, no mar do Norte e no Alaska.  Depois dos acidentes de Chernobil e Three Mile Island, e devido à escassez de urânio, a via nuclear começou a ser encarada com muitas reservas . Os países produtores de petróleo (México, a Venezuela, o Irão, a Arábia Saudita), conscientes do seu poder, criaram as suas próprias empresas petrolíferas.

Para responder à escassez, a busca de alternativas energéticas desenvolveu-se em três direções: a produção de  biocombustíveis, o desenvolvimento das energias renováveis  (hídricas e não hídricas) e o recurso  a formas não convencionais de produção de petróleo. Neste último caso, falamos da extração a partir da conversão em líquido do gás e do carvão, das areias betuminosas do Canadá, das lamas da Venezuela, das jazidas de águas profundas (Angola, Golfo do Mexico, Brasil),  e,  mais recentemente, dos depósitos de gás e de petróleo associados às rochas de xisto (EUA).

Muita da esperança de contrariar a previsível escassez de crude, tem-se desenvolvido à volta das jazidas associadas às rochas de xisto. Trata-se de uma técnica conhecida há mais de 50 anos e que nos últimos anos, devido ao elevado preço do crude, teve um desenvolvimento extraordinário nos Estados Unidos, e que está já a ser testada em muito outros países. O petróleo e o gás são extraídos pela técnica da fraturação hidráulica, conhecida por fracking.  As perfurações são feitas na vertical até encontrar as camadas de xisto impregnadas de gás e  de petróleo. A uma profundidade que pode ultrapassar os mil metros, a perfuração passa a ser horizontal para acompanhar as camadas sedimentares. Devido à  fraca porosidade das rochas xistosas, os hidrocarbonetos não fluem naturalmente. Para os libertar, injeta-se, a grande pressão, uma mistura de água com outros produtos químicos, e isto provoca a fraturação da rocha.

Estes furos exigem um considerável investimento estimado em cerca de cinco vezes o dos furos tradicionais, e têm um tempo de vida útil de extração que é de cerca de metade daqueles. Por estes motivos, esta tecnologia só é viável com preços do barril de crude acima dos 70 dólares. O retorno energético do fracking é muito baixo: fala-se de que, por este processo, com a energia de um barril de petróleo se extraem entre 3 a 5 barris.  Nas jazidas da Arábia Saudita esse valor pode chegar a ser de 1 para 100.

Admite-se de que, nos Estados Unidos, a produção com esta técnica pode aumentar gradualmente até 2020 podendo chegar a 4-5 milhões de barris por dia (cerca de 5% da produção mundial),  e a partir dessa data comece a diminuir. A tecnologia do fracking surge como um  Eldorado que vem trazer um novo alento à economia global. Reestabelece uma expetativa de crescimento e criação de emprego que se estava a perder. Contudo, existem graves riscos ambientais associados a esta tecnologia como sejam a  poluição do aquíferos e do ar provocado pelos químicos utilizados e pela libertação de metano, a destruição de solos, e até a possibilidade de ocorrência de sismos.

Na minha opinião, o maior perigo é que se crie a ilusão de que esta fonte é inesgotável, e de que ela venha a resolver os problemas da escassez de petróleo. A solução fracking insiste nos combustíveis fosseis, ou seja, mais do mesmo, e os problemas ambientais e alterações climáticas vão agravar-se. O retorno energético (EROEI) vai baixar, e pode ficar abaixo do ponto crítico necessário para, no longo prazo, a justificar. O esforço para o desenvolvimento das energias a partir de fontes  renováveis vai afrouxar, a globalização vai acreditar que tem uma nova oportunidade e que a Transição pode esperar.  É importante extrair as lições do passado, evitar as armadilhas do crescimento contínuo, e aproveitar o balão de oxigénio do milagre do xisto para preparar o futuro...O pico de petróleo pode ter sido adiado por mais uma ou duas dezenas de anos, mas no essencial nenhum dos seus pressupostos está alterado. E para os ambientalistas que se preocupam com as alterações climáticas, o fracking não é uma boa notícia.


segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Dédalo e Ícaro


Icare, ubi es? Icaro, onde estás?
Ovídio, Metamorfoses

Segundo uma lenda da mitologia grega, Dédalo estava prisioneiro numa ilha juntamente com o seu filho, o jovem Ícaro.  Minos, o Rei de Creta, fechou-lhe todas as saídas por mar, e Dédalo achando  que a única fuga possível seria pelo ar, decidiu construir dois pares de asas. Fê-lo com penas de gaivota, que foi tecendo com fio e colando com cera de abelhas.

Conseguido o seu intento, experimentou as asas com sucesso, e ensinou o seu filho a voar. Deu-lhe os seguintes conselhos: não voes demasiado alto, pois o calor do Sol pode derreter a cera, nem voes demasiado baixo sobre a espuma do mar, pois a água pode encharcar e tornar pesadas as penas das tuas asas. Não te afastes, mantém-te próximo de mim, e faz como eu fizer!  Aproveita o vento e deixa-te conduzir por ele. E, batendo fortemente as asas, disse ao filho para o seguir.

Seguindo o exemplo do pai, o jovem Ícaro elevou-se no ar, e quanto mais subia mais amplo se desenhava o horizonte. As ilhas (Samos e Naxos, Paros e Délos, de um lado, Lebintos e Calimne do outro) perfilavam-se contra o azul escuro do mar, e, lá longe, os recortes das montanhas anunciavam os continentes sem fim. Mais um golpe de asa e o mundo todo estaria no seu horizonte. O Sol e o azul profundo do Céu convidavam ao alongamento do voo, e este apelo parecia prometer a Ícaro os dons de Apolo e de Zeus.

Quando o calor do sol afrouxou a cera que unia as penas das asas, Ícaro, de repente, sentiu-se desapoiado, rodopiou, e começou a cair. Sentia o vento a pressionar-lhe o ventre, os pulmões recusavam-se a inalar o ar soprante. Ainda conseguiu arrancar do mais fundo de si mesmo um grito desesperado e lancinante: Pai, Pai  ajuda-me, estou a cair!  Dédalo, que já tinha chegado ao seu destino e procurava ansiosamente o filho, ouviu este chamamento que se repetia num eco suplicante, como que vindo de todas as direções, de baixo, de cima, do oriente e do ocidente, do norte e do sul. Sentiu um arrepio, e gritou com todas as suas forças: Ícaro, meu filho, onde estás? Diz-me em que sítio te devo procurar. O silêncio foi a resposta. Mais tarde, Dédalo encontrou, flutuando, as asas desfeitas e o corpo do filho amado que chorou e enterrou numa ilha que viria a chamar-se Icária.

Apesar da diferença formal que opõe o espírito estético e antropocêntrico dos gregos ao espírito moralista e teocêntrico dos judeus, encontro nesta lenda uma certa semelhança com a parábola do filho pródigo. Em ambas, o filho, inexperiente e ambicioso, ignora os conselhos e desbarata a dádiva do pai. E em ambas, o pai recebe o filho (vivo num caso, morto no outro) sem reprimenda e sem lamento. O herói mitológico é Dédalo, e não Ícaro.

As lendas da mitologia grega encerram ensinamentos profundos. A lenda de Dédalo e Ícaro mostra a irreverência da juventude, os riscos da inexperiência, e o perigos da ambição desmesurada. Viver na altura certa, nem demasiado baixo, nem demasiado alto, e aprender com o exemplo dos mais velhos, são  princípios eternos da sabedoria humana.