segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Petróleo: onde estamos?

Enquanto se aguarda, lá para Novembro, a publicação do World Energy Outlook 2010, o relatório anual da AIE - Agência Internacional de Energia - que analisa a situação mundial da energia, o tempo é propício às reflexões sobre o tema, e que já começam a surgir nos sites especializados.

No oildrum que é o mais importante espaço da Net onde se debatem estes temas, e como que a antecipar a discussão para os números do WEO 2010, começaram já a aparecer as primeiras análises desta temporada. Em particular sobre a situação do mercado mundial do petróleo, o combustível fóssil cujas variações de preço mais condicionam a economia mundial. Trata-se de avaliar a evolução da produção, o estado das reservas, a capacidade de produção excedentária, e as perspectivas de curto e médio prazo. E, claro, a previsível evolução dos preços da maéria prima, que é o factor mais crítico para a tão desejada retoma da economia.

Em Agosto passado, de autoria de Rune Likvern foi aí publicado um interessante trabalho sobre a situação internacional de mercado, o qual foi actualizado já em Setembro. A conclusão mais importante é de que, no final de 2011, poderá estar esgotada a capacidade de reserva de produção (spare capacity) dos países da OPEC, e que, por essa razão, o mundo poderá vir a enfrentar um novo choque petrolífero. Ou, se preferirem, poderá agravar-se o choque de 2008, do qual ainda não saímos. São péssimas notícias para aqueles que buscam, a todo o custo, afastar o fantasma da recessão económica.

A produção mundial de petróleo (que incluiu todas as formas em que ele chega às refinarias, crude, condensado, derivados líquidos do gás natural, biofuel…) estacionou, desde 2005, no plafond dos 85 milhões de barris diários. E isto depois de décadas de crescimento contínuo, apenas interrompido pela crise dos anos 80, que nos levaram a criar a ilusão de que as cornucopianas previsões dos organismos internacionais eram sensatas e realizáveis.

No ano de 2008 atingiu-se o preço record de 140 dólares por barril, na bolsa de Nova York. E, estranhamente, o aumento de oferta que isso induziu foi muito pequeno e localizado na Arábia Saudita, no Kwait e nos Emiratos Árabes Unidos. Terá sido isto um sinal de que, naquele momento, se terá atingido, ou se terá ficado muito próximo da capacidade máxima de produção? A resposta, tudo indica, só pode ser afirmativa.

É certo que, por força da crise, nos países da OCDE, o consumo de crude baixou, nos últimos 2 anos. Mas ao mesmo tempo, o consumo nos países fora da OCDE teve uma forte subida. E aqui destaca-se o aumento de consumo na China que vai prosseguir inexoravelmente, impulsionado pelo forte crescimento da sua economia. E até os próprios países da OPEC, animados pelo forte aumento de receitas, crescem, e passam, eles próprios, a consumir mais petróleo.

Para sair da situação de crise, o mundo precisa urgentemente de mais energia barata e facilmente disponível. No contexto actual, caracterizado pela ausência de alternativas energéticas para os transportes, o petróleo desempenha um papel crucial, e todas as análises convergem na conclusão de estamos no "pico de produção" ou muito próximo dele. E por muita boa vontade que se queira ter, começamos a desesperar por não se ver a luz ao fundo do túnel.

Acho oportuno citar Gail Tverberg, editora do oildrum: “Estamos a aproximar-nos de um tempo em que ou se tem petróleo ou se tem alimentos para trocar por petróleo. Pior estarão aqueles países que vivem do turismo ou dos serviços financeiros que não vão ter nada para a troca”.

O nosso país, infelizmente, não tem petróleo e não produz alimentos. Mas – a acreditar nos nossos governantes - temos o estado social que (julgam eles) nos vai salvar a todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário