segunda-feira, 30 de maio de 2011

Vícios Civilizacionais

A Transição, entendida como uma mudança de paradigma civilizacional de uma economia capitalista para uma economia sem crescimento, não vai ser um processo fácil. Os seres humanos, sobretudo os que vivem nos países detentores dos mais elevados níveis de conforto, criaram hábitos de vida dos quais se tornaram totalmente dependentes. As gerações mais novas nunca conheceram outra forma de vida diferente daquela que caracteriza a Civilização Industrial. Sempre viram as ruas pejadas de carros, sempre tiveram a televisão na sala, o computador na mesa de trabalho... E muitos consideram que ter um carro quando chegam aos 18 anos é um direito natural que lhes assiste.

Ainda há anos, George W Bush dizia, invocando uma trágica realidade, que os americanos estão viciados em petróleo. Ora vício significa a dependência de um elemento exterior, de uma droga, por exemplo, que implica a necessidade premente de a utilizar, e que provoca um grande sofrimento quando o viciado se vê privado dela. Na dependência criam-se processos neurológicos complexos que "exigem" satisfação e que provocam distúrbios e desequilíbrios de vária ordem quando não estão satisfeitos.

De entre os "vícios" da sociedade actual destaco os seguintes:

  1. O vício no elevado consumo de energia que alimenta toda a economia, e é o primeiro responsável pela pujança da nossa Civilização.
  2. O vício no petróleo e seus derivados que satisfaz a necessidade de mobilidade, condição essencial do nosso modo de vida.
  3. O vício na informação, que é veiculada pelos meios de massas tradicionais, sobretudo a televisão.
  4. O vício nas comunicações à distância entre as pessoas, criados pelos novos sistemas de comunicações móveis.
  5. O vício da comunicação interactiva que se concretiza na Internet, e que já originou as redes sociais.

Estes vícios, por sua vez, não são independentes entre si, e seu efeito reforça-se mutuamente. Por outro lado, esta situação não pode ser sustentada indefinidamente. Isto porque o vicio desgasta o viciado, amolece a sua robustez, reduz a sua capacidade de luta. Os estragos que aqueles vícios atrás citados provocam no meio envolvente são de vários tipos: poluição, esgotamento de recursos, etc.

Os Grupos de Transição, quer queiramos quer não, estão inseridos neste modelo viciado de sociedade, e embora acreditem noutro modelo diferente, em tudo dependem deste: na energia, na mobilidade, nas comunicações, na complexidade da organização social. E se um dia o sistema existente for, por algum motivo, abalado, ou mesmo colapsar, esses grupos serão arrastados na convulsão que se vai seguir. E então dificilmente, poderão subsistir, a não ser se organizados de forma completamente autónoma e isolados do resto da civilização. E mesmo assim, dificilmente escaparão, às consequências do apagão civilizacional que se seguirá, durante o qual deixará de haver leis, justiça, direitos humanos, e em que o próprio direito à vida terá de ser conquistado, em cada dia que passa.

Mas é apenas aí que reside a nossa esperança, é dessa forma que temos de nos organizar.

Sem comentários:

Enviar um comentário