segunda-feira, 16 de maio de 2011

Mudam-se os Tempos

O meu pai nasceu em 1912.  Caso ainda fosse vivo, já teria completado 99 anos. Num caderno que ele deixou escrito para os netos, escreveu ele, quando teria cerca de 70 anos, isto:

"Vejo o mundo actual tão diferente daquele em que eu me criei que às vezes até me custa a acreditar como é possível haver tanta coisa para tanta gente. Na minha infância, nós aproveitávamos as coisas até ao limite: os fatos, as camisas, os sapatos nada se estragava, os restos de comida eram para os animais, as roupas velhas eram cortadas para fazer fios e tecer mantas. Nós não sabíamos o que era  "lixo" porque nada se deitava fora.

O que antes era tão difícil de conseguir hoje parece tão fácil. E vejo muita gente a viver bem sem trabalhar, e não consigo perceber como conseguem. Os jovens de hoje têm a água quente a sair da torneira, o conforto de uma casa de banho, e poucos sabem o trabalho e as voltas que dá um grão de trigo antes de se transformar numa fatia de pão."

Releio muitas vezes estas palavras, e hoje, que começo a aproximar-me da idade que o meu pai tinha quando as escreveu, eu entendo melhor o seu sentido. E penso como será o mundo daqui a 30 ou 40 anos quando os meus filhos tiverem a idade que eu tenho hoje.

E tento imaginar qual a mensagem que eu escreveria hoje, se tivesse de avaliar o meu percurso de vida e comparar o mundo que encontrei com o que irei deixar.

Eu vivi o mundo maravilhoso em que tudo aconteceu: nasci num tempo em que o futuro era feito de esperança. Tinha acabado uma guerra destruidora, pela primeira vez se tinha usado o poder da fissão do átomo, e todos acreditavam que aquela guerra, por ser tido tão devastadora, teria sido a última de todas.

Eu vi o homem chegar à Lua, perante a incredulidade de muitos, assisti às maravilhosas descobertas da medicina, vi a revolução verde trazer a esperança de acabar com a fome no mundo, assisti a um crescimento da riqueza do conforto  e da população que parecia não ter limites.Vivi num país e num tempo que não conheceu a fome nem a penúria.


Eu pertenço à geração que fez a ponte entre o campo e a cidade, entre o local e o global, entre a ardósia e o ipad. E no qual as distâncias desapareceram com a televisão, o avião e o automóvel. E o mundo que, há 50 anos, parecia imenso começa a parecer pequeno para tantas pessoas.

 As pessoas vivem, agora, mais anos e com melhores comodidades. Os jovens têm o seu primeiro carro quando chegam aos 18 anos. Os supermercados estão bem abastecidos, e dizem-nos que nada vai faltar e que é bom e conveniente as pessoas consumirem sempre mais e mais.

E hoje começo a ver essa abundância ameaçada, pois aquilo que parecia inesgotável parece que pode acabar. Tenho uma estranha sensação de que, daqui a 30 anos, os meus filhos não irão reconhecer este mundo que  lhes descrevo. Seria bom que tudo mudasse para melhor, e, eu acredito, está nas nossas  mãos  contribuir para que isso aconteça. Sei que não vai ser fácil, mas  é possível !

Sem comentários:

Enviar um comentário