segunda-feira, 9 de julho de 2012

Buenos Aires

Na semana passada, afazeres ligados à Fundação Vox Populi levaram-me até Buenos Aires. Foi uma viagem longa, via Madrid, quase 20 horas desde que saí de casa, em Lisboa, até ao Hotel  Rochester no centro velho de Buenos Aires. Ainda por cima tive de atafulhar a mala com casaco, camisolas  e sobretudo, pois aterraria  na terra dos "portenhos" em pleno inverno austral.

Buenos Aires é uma bela cidade que faz lembrar as capitais europeias. Está muito longe da desordem urbanística de S. Paulo ou dos contrastes sociais do Rio de Janeiro, onde se veem favelas dentro da cidade, lado a lado com os arranha céus.

É uma cidade portuária com muita vida, com feiras de antiguidades em San Telmo, feira de bugigangas em Palermo ou feira de artesanato no bairro da Recoleta. Não podemos escapar a um churrasco num grelhador crioulo (eles pronunciam “criojo”), e , claro, nem de deixar de assistir ao espetáculo de tango, ao som da música de Ástor Piazzolla. O Rio da Prata é um impressionante estuário de água doce com mais de 50 km de largura para o qual vertem vários rios num delta pejado de ilhas cheias de casas de veraneio. Mesmo em frente  a Buenos Aires, já no Uruguai, a uma hora de barco, está a cidade da Colónia do Sacramento fundada por portugueses no século XVII.

Na visita guiada ao bairro da Boca (onde está o estádio do famoso Boca Juniors) o guia falou dos três mitos Argentinos: Carlos Gardel, Evita e Maradona. Os argentinos vivem centrados nas representações destes mitos: o tango, a política e o futebol. A figura imaginada de Eva Perón está presente no famoso balcão da Casa Rosada no topo da Praça de Maio, e o jazigo da família Duarte (no cemitério da Recoleta), onde repousa o seu corpo, é lugar de romagem de argentinos e estrangeiros.

A grande Buenos Aires é uma aglomeração urbana de 15 milhões de habitantes, a terceira da América Latina depois da cidade do México e de S. Paulo, e que tem de enfrentar, no dia a dia os problemas da sobrepopulação. Quando percorremos uma destas mega-urbes ficamos impressionados com o seu crescimento. Afinal há 200 anos a Argentina era ainda uma colónia espanhola, e Buenos Aires era uma cidade colonial com uns escassos 40,000 habitantes. Em apenas 200 anos, o tempo de quatro gerações, a população da cidade foi multiplicada por 375!

 Resolver os problemas que o futuro das grandes cidades coloca é uma das maiores desafios para as novas gerações. O stress populacional, o stress dos recursos (sobretudo água e energia)  e o stress ambiental vão sentir-se aqui em primeiro lugar, e o impacto, no caso de uma rutura, será aqui mais devastador do que nas cidades mais pequenas ou nos meios rurais.

1 comentário:

  1. Sugestão de "entretenimento" sobre o tema deste post:

    http://www.ted.com/talks/paul_gilding_the_earth_is_full.html

    ResponderEliminar