segunda-feira, 29 de junho de 2015

Ensinar a Descobrir

O Nepso (A Nossa Escola Pesquisa a Sua Opinião) é o programa baseado numa metodologia de ensino inovadora que a Fundação Vox Populi está, desde há 5 anos, a levar com êxito a dezenas de escolas portuguesas. Professores e alunos candidatam-se a realizar um projeto de investigação tendo como base um estudo de opinião. Estudar o bullying, perceber as razões do insucesso escolar, entender as causas da crise, implementar comportamentos de cidadania, são alguns dos temas já tratados no Nepso. O Rato de Biblioteca é outro programa da Fundação através do qual se procura ensinar os alunos a pesquisar, criticar e conciliar a informação disponível e oriunda de diferentes fontes. No ano letivo que agora terminou, o tema sugerido pela Fundação para o Rato de Biblioteca foi A Origem das Coisas. E as surpresas foram muitas.

No ensino tradicional, os alunos são preparados para dar as respostas convencionais dos manuais escolares. Tanto no Nepso como no Rato de Biblioteca procura-se estimular os alunos a partir à descoberta das respostas. A fazerem perguntas e a questionarem o mundo à sua volta. O resultado é a aquisição de conhecimento, fruto de um trabalho em equipa. O professor deixa de ser o sabe tudo para ser o condutor da pesquisa. Nestes programas, tudo começa com a escolha do tema. Quando o professor, com os seus alunos, escolhem um tema de pesquisa, eles iniciam, em conjunto, uma caminhada, partem para uma espécie de aventura. Não há temas bons nem maus. Logo no início, debruçam-se e começam a explorar e a contextualizar o tema: perceber os conceitos, o significado das palavras, aprender o que outros já estudaram, identificar as perguntas que ainda não têm resposta. Às vezes, nesta fase ainda preliminar, a vastidão do que encontram por debaixo da parte visível do "iceberg" deixa-os surpresos. E anima-os a prosseguir.

Com o Rato de Biblioteca procuramos estimular a pesquisa da informação que circula em grandes quantidades, sobretudo na Internet, e que é um convite ao copy-paste acrítico. Saber usar a informação, filtrá-la, compará-la, relacioná-la e transformá-la em conhecimento, é o principal objetivo deste programa. Em cada ano é sugerido um tema. Há dois anos foi "Nós portugueses quem somos", no ano passado foi "Os portugueses e a sustentabilidade". Este ano, como já disse atrás, o tema foi A origem das coisas.

O acompanhamento destes projetos tem sido para a Fundação Vox Populi e, para mim, pessoalmente, uma extraordinária experiência. A convivência com professores e alunos, a envolvência com o ambiente escolar, coloca-nos cara a cara com o futuro. Porque falar da educação é falar do futuro. Quando se desmorona o edifício da educação, caem os alicerces do nosso futuro coletivo. Voltar à escola devia ser uma obrigação para todos aqueles que atingem a idade da reforma. Isso far-nos-ia perceber quanto envelhecemos ou sentir quão jovens ainda somos!

Eu dediquei uma boa parte da minha vida profissional ao estudo e à produção de informação, e isso permitiu-me perceber que existem diferenças entre informação, conhecimento e saber. A informação acumula-se, degrada-se e perde-se. Pode ser boa ou má, pode ser certa ou errada, pode ser útil ou inútil. O conhecimento é a informação processada e digerida. É o resultado da interação entre a inteligência e a informação. Não evolui com a quantidade de informação processada, mas com a experiência e o refinamento do processo de a tratar e criticar. Se a informação é a matéria prima, o conhecimento é a ferramenta.

O saber, vejo-o como estando um degrau acima do conhecimento. Constitui uma espécie de mutação pessoal, algo que nos dá uma nova qualidade e nos transforma enquanto indivíduos. O saber não se ensina, não se transmite como a informação através de um sistema de vasos comunicantes. O saber constrói-se num processo lento e laborioso, à custa de tentativas, de sucessos e de fracassos. Quase se poderia dizer que a informação está nos neurónios, o conhecimento está nas sinapses, e o saber está nos genes. Porque o homem sábio atingiu um patamar superior no processo da evolução.

O Nepso e o Rato de Biblioteca são uma caminhada de professores e de alunos. São ferramentas que nos ajudam a subir um degrau na escada do saber. Na próxima quarta feira, dia 2 de julho, marcamos encontro em Ponte de Lima com quase mil professores e alunos para a festa do Nepso e do Rato de Biblioteca. Para espalhar alegria, para partilhar saberes, para sentir emoções, para alimentar a Esperança no futuro!

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