segunda-feira, 2 de maio de 2011

O Estado do Mundo

Neste ano de 2011, estamos a assistir a extraordinários acontecimentos os quais, num mundo global e interdependente, estão ligados entre si e não podem ser vistos nem entendidos isoladamente.

Os preços da energia não param de subir, e esta persistência na alta,  é sinal de que estes preços altos vieram para ficar, e que não vão baixar tão depressa. O Brent, em Londres, já se comercializa a 125 dólares por barril, e a tendência é para subir. Estamos confrontados com o tão falado "pico do petróleo", cujas verdadeiras e graves consequências só agora começamos a descortinar. Algum alívio nesta tendência de subida de preços e escassez resulta do incremento da produção de gás natural nos Estados Unidos pela nova técnica da fracturação das rochas xistosas, que tem provocado uma continuada baixa de preço desse combustível, mas que é uma tecnologia da qual ainda não se conhecem nem a viabilidade económica, a prazo, nem as consequências ambientais.

Os preços dos produtos alimentares acompanham a tendência da alta dos preços da energia, e em particular do petróleo. O que não admira pois a produção agrícola depende da mecanização e dos fertilizantes, os quais, por sua vez, dependem dos petróleo e dos gás natural. As consequências dos elevados preços dos alimentos estão fazer-se sentir sobretudo nos países mais pobres, onde  irão provocar distúrbios sociais.

As revoltas nos países árabes só vêm agravar a situação. Desiludam-se aqueles que vêm nestas revoltas apenas a busca de mais liberdade e de mais democracia, ou de um maior respeito pelos direitos humanos. A razão destas revoltas tem a ver com a falta de emprego, com a fome e com a pobreza. E para satisfazer estas necessidades vão ser precisos mais recursos, que irão faltar em qualquer outra parte ou ver aumentado o seu preço. Estes países têm uma elevada população, muito jovem e muito mais informada e mais exigente. O que vai seguir-se, nesses países, é imprevisível. E a pressão demográfica sobre as fronteiras do sul da Europa vai manter-se, e vai a ser um problema de difícil solução.

O futuro da energia nuclear ficou mais sombrio depois do acidente de Fukushima. Esta é uma questão complexa e angustiante. Durante muitos anos a opção nuclear foi a esperança para o futuro energético da humanidade. E hoje essa esperança está a desfazer-se, mas a angústia permanece. Menos nuclear significará mais carvão ou menos energia, ou seja, menos progresso, menos crescimento, menos emprego, mais pobreza. Deste modo, como teoriza Richard Duncan,  abrevia-se o fim da era industrial e acelera-se o caminho em forte declive ou "the cliff", para Olduvai.

Os fortes crescimentos dos países emergentes como a China a Índia ou o Brasil parece ser uma boa notícia. Mas, infelizmente, não é. Estes países estão a aumentar o seu consumo de recursos, e, por isso mesmo, a contribuir para precipitar o colapso provocado pela sua escassez e pelo aumento dos seus preços. Estão a criar desequilíbrios noutras regiões, e quando rebentar a “bolha” estaremos, seguramente,  a  enfrentar um forte agravamento da crise actual!

O previsível colapso das economias periféricas da zona Euro, as chamadas economias dos “pigs”, que não podem ser sustentadas no actual modelo de crescimento descontrolado da divida, é um sintoma de que o caminho do progresso continuo e o “estado social” que nos prometeram era, afinal, uma miragem . O novo ponto de equilíbrio, que será conseguido com as medidas de austeridade, vai situar-se num patamar inferior ao actual, e na verdade não sabemos quão fundo estará, nem qual o preço que iremos pagar para o atingir. Mas, no médio prazo, será a coesão e o futuro da Europa que estão em causa

A fragilidade da economia americana, caracterizada por um elevado deficit, por dificuldades em sustentar as elevadas despesas militares, começa a ser uma evidência difícil de esconder.

Assim vai o mundo. Temos de fazer alguma coisa para o melhorar…

2 comentários:

  1. Sempre tenho apreciado e procurado uma síntese continuada do estado do mundo. À luz da mais especializada compreensão do mundo - do ponto de vista clássico - não há solução de continuidade sem a monstruosidade das guerras, doenças e calamidades naturais.
    Graças a um Conhecimento milenar, oriundo da Cência Védica da antiga Índia - neste momento toda a estimativa a partir desta síntese pode ser abreviada, antecipada, prevenida e invertida. Em 1972 nos EUA, em 4 cidades os índices de criminalidade cairam 23% - logo seguidas de mais 11 cidades em 1976. Nesta época as cidades americanas tinham um aumento de criminaldide médio de 25% ao ano. Na década de 80 no Médio Oriente uma investigação de Universidade de Yale registava aí uma queda em 80% nas fatalidades da guerra. Um outro fator entrava (e estava a fazer falta)- o fator do potencial da mente humana através do Projeto Maharishi para inverter a queda no abismo e o sentimento colateral de impotência. E a História continua... Vide www.globalgoodnews.com Um abraço. Eduardo Espírito Santo

    ResponderEliminar