segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Comunicar: do Gesto à Internet

O gesto, a fala e mais tarde a escrita, terão sido as primeiras formas de comunicação na sociedade dos humanos. Ao comunicar com os seus semelhantes, o homem exprime-se e partilha conhecimentos, experiências e emoções, ordena, comanda, enfim, relaciona-se socialmente e é capaz  de trabalhar em equipa.  Através do discurso, um indivíduo pode dirigir-se a um grupo de seus iguais: o público. O teatro, a música, o canto,  as narrativas orais, e outras formas de expressão artística, como a  pintura e a escultura, são formas primitivas de comunicação pública. Mais recentemente, o homem recorre  a outros meios para comunicar com os seus semelhantes, nomeadamente  a Imprensa, a Rádio, a Televisão e a Internet. São os meios de comunicação social.

A comunicação social moderna que utiliza os meios de massa, nasceu com Gutemberg e com a invenção da imprensa. O documento impresso, multiplicado em grande número é o primeiro mass medium capaz de veicular uma mensagem (rigorosamente a mesma mensagem!), simultaneamente  a um elevado número de pessoas: o público alvo. Meio alvo e mensagem são os três elementos básicos da comunicação de massas. A imprensa deu um grande impulso à globalização e teve um grande efeito social: permitiu imprimir a Bíblia mas também as bulas de Lutero que estiveram na base da cisão da Igreja de Roma.

Com o aparecimento da imprensa criaram-se as condições para difusão da ciência e da informação até essa altura  guardada em manuscritos, em papiro ou pergaminho, nas bibliotecas dos conventos. Nasceu a literatura, no sentido com que hoje a entendemos. A circulação dos livros e dos folhetos criou, por sua vez, a opinião pública. A nova forma de comunicar, facilitando a difusão de ideias nascentes, foi vista como perigosa, e a edição de obras impressas passa a ser censurada e controlada. No mundo ocidental, o poder das ideias era, no final do século XV, detido pela Igreja. E é a Igreja quem, em primeiro lugar, sente esse poder ameaçado. Processos como o de Lutero, de Galileu, e até a própria Inquisição são reações da Igreja ao alastrar incendiário de novas ideias difundidas pela imprensa ... A Renascença resulta desta nova capacidade de revisitar e difundir a filosofia e o pensamento clássico. O grande desenvolvimento da ciência, o iluminismo, os enciclopedistas são outras consequências da nova forma de comunicar...

O outro salto tecnológico que influenciou a comunicação, já no século XIX, foi a descoberta da eletricidade, do telégrafo e  das ondas hertzianas capazes de transportar, sem fios,  a distância, a voz humana (a rádio) e as  imagens (a televisão). Os dias da rádio difundiam  a informação, criaram opinião,  geraram movimentos sociais e políticos. Popularizaram a música e o teatro falado, criaram os artistas da rádio. A televisão mudou o mundo e, ao entrar nas nossas casas e participar no nosso quotidiano, alterou definitiva e irreversivelmente a nossa maneira de viver. A sociedade atual é a sociedade da televisão. Mas a Internet já está a alterar este paradigma.

A publicidade reforçou o poder e a influência dos meios de massas.  Na sociedade de consumo da era industrial a publicidade prospera e é utilizada para construir a imagem das marcas.  Esta é a época de ouro dos criativos como David Ogilvy, Bill Bernbach nos Estados Unidos, Jacques Séguéla e os irmãos Charles e Maurice Saatchi, respetivamente, em França e na Inglaterra. Constroem-se grandes empresas associadas a estes homens, verdadeiros artistas da criação de marcas.

A comunicação social integrou-se no sistema económico, e é hoje um próspero sector que emprega milhões de pessoas em todo o mundo. É um forte poder  regulador de outros poderes: o económico,  politico e judicial. Influencia-os e é influenciada por eles. É, pois, importante olhar com mais atenção para este sector para perceber o seu papel  no mundo em transição. É o que tentarei fazer a seguir.


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